Cirurgia Bariátrica

Gostou? compartilhe!

A cirurgia bariátrica é o método que alia uma série de técnicas especiais invasivas com o objetivo de reduzir a taxa de IMC de pessoas com o nível de gordura muito alto, especificamente na região do estômago, para que a intervenção garanta uma significativa redução na ingestão de alimentos por parte do paciente e, por consequência, consiga diminuir o seu peso. Embora seja um procedimento específico, seu modelo possui pelo menos três métodos. São eles:

  • Restritivo: responsável pela redução do estômago e diminuição da capacidade de armazenamento de alimentos;
  • Disabsortivo: atua diretamente no intestino, de modo que o órgão possa absorver menos nutrientes;
  • Misto: une os dois métodos anteriores, com o desvio intestinal e redução do estômago.

É importante destacar, no entanto, a complexidade da cirurgia bariátrica e suas contraindicações e cuidados especiais antes mesmo da realização do procedimento. Esse tipo de intervenção, por exemplo, não deve ser realizado em pessoas com menos de 16 anos, com algumas pequenas exceções, assim como as pessoas com algum transtorno mental, usuários de substâncias tóxicas, álcool e portadores de algumas doenças genéticas.

A realização da cirurgia bariátrica exige a atuação de diferentes profissionais, que vão além dos cirurgiões especializados, pois necessitam também do auxílio de nutricionistas, endocrinologistas e psicólogos ou psiquiatras, para garantir todo o suporte ao paciente e permitir que o procedimento seja eficiente e seguro.

Conheça a cirurgia bariátrica

Vale destacar que a cirurgia bariátrica deve ser realizada em centros clínicos especializados, que contem com toda a infraestrutura necessária para o bom resultados na intervenção e seu tratamento. A Estima Nutrição foi fundada há mais de uma década e tem três unidades de atendimento no Estado de São Paulo.