Exames de Bioimpedância

Gostou? compartilhe!

Os exames de bioimpedância são responsáveis pela avaliação corporal de pacientes em diversos aspectos, como as taxas de gordura e água no organismo e demais análises referentes aos ossos e músculos. Um dos principais diferenciais desse tipo de de exame, é sua característica indolor e fácil realização, uma vez que utiliza apenas algumas placas de metal e eletrodos que, em contato com a pele, possibilitam

avaliações por meio da corrente elétrica corporal. Assim, o aparelho é capaz de apresentar dados e índices, como:

  • Massa magra;
  • Massa gorda;
  • Massa muscular.

Além disso, os exames de bioimpedância garantem a avaliação das taxas de hidratação dos pacientes, informação extremamente importante para garantir a total eficiência e qualidade nos tratamentos que exigem a análise desses índices corporais. Embora os resultados desse tipo de exame sejam relevantes para variados especialistas, sua aplicação mais usual é aos profissionais do setor nutricional que, a partir dessas informações, elaboram o tratamento adequado ao paciente.

Os resultados dos exames de bioimpedância, portanto, são fundamentais para pautar as recomendações dos nutricionistas ao definirem a dieta de seus pacientes, sempre considerando os resultados da bioimpedância e os objetivos de cada paciente, seja para a redução de peso ou ganho de massa.

Saiba mais sobre os exames de bioimpedância

Assim como para a indicação do tratamento nutricional aos pacientes, é importante que os exames de bioimpedância também sejam realizados de maneira periódica para que os seus resultados sejam comparados durante a aplicação e execução das dietas, comprovando sua eficácia. Para saber mais sobre o assunto, procure um centro especializado como a Estima Nutrição, que está no mercado há mais de 10 anos.