Nutricionista Esportivo

O nutricionista esportivo é excelente para atletas profissionais ou não, que estão preocupados com o seu desempenho e bem-estar durante e após a prática de atividades físicas, em especial as de alta intensidade. Com o atendimento de um nutricionista esportivo, os atletas passarão por consultas e exames que serão realizados com o objetivo de avaliar as condições corporais, bem como suas carências nutricionais, a fim de definir sua rotina alimentar.

O que faz um nutricionista esportivo?

Para quem se exerce com frequência sabe a importância de um acompanhamento nutricional específico para atingir os objetivos de forma saudável, e quem é o responsável por esse acompanhamento é o nutricionista esportivo, um profissional formado na área da saúde e especializado em fornecer a orientação adequada para atletas e praticantes de atividades físicas, garantindo assim que eles melhorem o desempenho físico por meio de uma alimentação balanceada.

Os principais objetivos da nutrição esportiva são: aumentar o desempenho físico, desportivo, evolucional e hibernolar do atleta, garantindo que todos consumam os nutrientes necessários para uma vida mais saudável e para que os resultados sejam mais eficientes.

Esse profissional é capacitado para entender a composição corporal adequada para diferentes modalidades de treino, e ele vai garantir que os atletas melhorem o desempenho, percam ou ganhem peso, ganhem massa e tenham uma definição muscular.

Quais os principais benefícios da nutrição esportiva?

Sabemos que atualmente existem muitas modalidades de exercícios físicos, e cada uma sugere uma alimentação diferenciada e equilibrada, e que trará a energia suficiente para queimar durante o treino. Em vista disso, separamos abaixo alguns benefícios que a nutrição esportiva oferece aos atletas.

  • Energia e performance: A nutrição esportiva vai proteger a saúde do praticante durante toda a fase do treino, garantindo que ele tenha energia suficiente e uma performance adequada, pois assim não sofrerá de fraqueza muscular;
  • Controle de peso: Para cada objetivo uma dieta é formulada, portanto para os atletas que desejam perder peso, a nutrição esportiva é uma aliada, pois oferecerá os nutrientes necessários que o organismo precisa para a queima mais rápida da gordura corporal;
  • Melhora a hidratação: Muitos podem não dar atenção, porém a hidratação corporal é muito importante para qualquer atleta, independente do seu objetivo. Essa hidratação pode ser feita tanto pela ingestão de água quanto por bebidas esportivas;
  • Contribui para o equilíbrio nutricional e previne de doenças: Após uma consulta realizado com um profissional da nutrição, é possível fazer o levantamento do perfil do praticante e promover o equilíbrio nutricional e a prevenção de doenças, através de dietas de alimentos funcionais, como probióticos, antioxidantes e suplementos, se necessário;
  • Ajuda o sistema imunológico: Quando um atleta treina diariamente, o desgaste do seu sistema imunológico pode acontecer com maior frequência, ou seja, esse atleta pode ter uma deficiência de vitaminas e minerais, gasto energético inadequado e baixa na produção de energia. Para não ter problemas, é necessário que ele tenha um acompanhamento com o profissional, assim é possível manter o sistema sempre saudável;
  • Elimina as toxinas: Com o acompanhamento adequado, o atleta vai garantir que seu organismo tenha um bom funcionamento, incluindo uma melhor digestão e trânsito intestinal, sendo assim, as toxinas conseguem ser eliminadas com eficiência.

Quem pode passar no nutricionista esportivo?

Muitas pessoas acreditam que a nutrição esportiva atende apenas atletas profissionais, mas não é assim, a nutrição pode ser feita por qualquer praticante de exercício, seja ele amador ou profissional, pois tem como objetivo acompanhar o perfil de cada pessoa e fornecer uma dieta adequada de acordo com o objetivo que o atleta deseja atingir.

Portanto, devemos ressaltar que independente da sua idade, ou de quanto tempo você treina, é sempre importante passar no nutricionista e realizar um acompanhamento periódico, a fim de ter uma alimentação mais balanceada e analisar se seu corpo está se adaptando de forma esperada.

Saiba mais sobre o nutricionista esportivo

A atuação de um nutricionista é essencial para atletas de todos os níveis e esporte, especialmente porque seus resultados são notados já no início, embora a periodicidade seja muito importante para manter a eficácia do tratamento. Entre em contato com a Estima Nutrição!

Orçamento Rápido!

X

Fale conosco no whatsapp